Dépêches publiées par l’agence de presse portugaise “Agência Lusa” à l’occasion du déplacement d’Alain Lamassoure au Portugal, le 27 juin 2012




UE: Seguro debate criação da taxa europeia sobre transações financeiras



O secretário-geral do PS reuniu-se hoje, na Assembleia da República, com o presidente da comissão de orçamento do Parlamento Europeu, Alain Lamassoure, encontro em que foi debatida a criação da taxa europeia sobre as transações financeiras.



A criação de uma taxa europeia sobre transações financeiras, para reforçar a capacidade de investimento nos Estados-membros, é defendida pela maioria dos países, mas enfrenta a oposição frontal da Grã-Bretanha e levanta dúvidas à Suécia – países que temem uma fuga de capitais.




Neste encontro, que durou cerca de 45 minutos, António José Seguro apresentou também ao presidente da comissão de orçamento do Parlamento Europeu, eleito pelo PPE (Partido Popular Europeu) os principais pontos da resolução que o PS leva esta tarde a votos e que pretende balizar a posição do Governo português no Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, em Bruxelas.



Ao longo da última semana, Governo e PS tentaram um acordo em torno de uma resolução comum sobre política europeia, mas o executivo não aceitou exigências socialistas no sentido de reforçar os poderes do Banco Central Europeu (BCE), nem aceitou vincular-se à defesa da imediata criação de um sistema de mutualização da dívida no espaço europeu.



Na quinta-feira, António José Seguro estará presente em Bruxelas na reunião de líderes socialistas europeus, que antecederá a cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.





UE: Relatórios da “troika” sobre Portugal são “encorajadores” – representante do Parlamento Europeu




O presidente da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu disse hoje que os relatórios da “troika” sobre Portugal têm sido “encorajadores” e que ficou com uma “impressão positiva” sobre a forma como o país enfrenta a crise.



“Sinceramente, fiquei com uma impressão positiva” quanto à forma como se encaram em Portugal os problemas resultantes da crise económico-financeira, disse Alain Lamassoure em conferência de imprensa no Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa, destacando também que os relatórios da “troika” (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) sobre Portugal são “encorajadores”.



O presidente da Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu (PE), que se deslocou a Portugal a convite da Assembleia da República, reuniu-se hoje com os deputados das Comissões Parlamentares de Assuntos Europeus e de Orçamento, Finanças e Administração Pública.




Lamassoure, de nacionalidade francesa e eleito pelo Partido Popular Europeu (PPE), reuniu-se também com o secretário-geral do Partido Socialista, António José Seguro, e com o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar.



Ao fazer um balanço da sua visita a Lisboa, Alain Lamassoure disse também que o Parlamento e o Governo portugueses estão “conscientes das dificuldades” existentes no momento e que estão a trabalhar para as superar, sublinhando que o “consenso é essencial” para alcançar os objetivos do crescimento económico e da competitividade.



“Apesar das diferenças que possam existir em democracia, o consenso é essencial para se atingir os grandes objetivos”, acrescentou, explicando que o consenso é importante não só dentro dos países, mas também entre os estados-membros da União Europeia (UE).



Em sua opinião, é importante igualmente coordenar as políticas económicas dentro da UE, procurar “jogar em harmonia” e haver “solidariedade” entre estados-membros.




Lamassoure deslocou-se a Portugal a convite da Assembleia da República para debater as perspetivas orçamentais na Europa no âmbito do atual contexto económico.



A Comissão dos Orçamentos tem como principal missão preparar a posição do PE sobre o orçamento anual da UE (147,2 mil milhões de euros em dotações para autorizações e 129,1 mil milhões em dotações para pagamentos para o exercício de 2012).